Sobre a Empresa

A Farpal Agropastoril é uma empresa da família Luiz de Paula, ligada ao grupo Coteminas, que explora a atividade de pecuária de corte no Norte de Minas há mais de 30 anos. Operando em ciclo completo, a empresa divide suas atividades em fazendas de cria, recria e engorda localizadas nos municípios de Jaíba e Montes Claros.

 

Para se obter lucro na atividade pecuária em uma região com grande desafio climático, a Farpal adota estratégias que conferem ao seu sistema flexibilidade e tolerância aos anos críticos. Dentre elas, destacam-se um disciplinado controle da lotação animal nas pastagens, utilizando-se de módulos de pastejo rotacionado e confinamento estratégico, além de um eficiente controle de custos e indicadores de eficiência.

 

Equipe motivada e comprometida com resultados. A Farpal usa tecnologias que aumentam a produtividade dos seus colaboradores:

- identificação eletrônica do rebanho, aumentando a confiabilidade das informações obtidas

- bem estar animal, com a utilização de currais racionais

 

Para aumentar seus lucros, a empresa iniciou em 2003 um trabalho técnico de melhoramento genético em suas matrizes Nelore, sendo um dos primeiros rebanhos a ingressar em um projeto CEIP no Norte de Minas. Baseado em criteriosa coleta de dados e processamento das informações, o programa utilizado possui uma filosofia de seleção alinhada com as metas para incremento de rentabilidade definidos pela Farpal.

 

O intuito é andar rápido. Para isso, a Farpal trabalha há vários anos com IATF e ressincronização, utilizando reprodutores provados em 100% de suas matrizes.

 

Descarte sumário de todas as fêmeas vazias ao final da estação reprodutiva, que é de apenas 90 dias de duração. Para garantir a evolução do seu plantel Nelore, a Farpal utiliza-se das informações genéticas para selecionar apenas 60% de suas novilhas para reposição, o que confere ao seu rebanho uma elevada pressão de seleção.

 

Ao longo de mais de uma década, a Farpal obteve significativa melhoria na sua rentabilidade, e o melhoramento genético do seu rebanho foi decisivo para obtenção de:

- precocidade reprodutiva das novilhas

- precocidade de terminação

- maior rendimento de carcaça.

- padronização da produção,

- aumento na relação de desmama,

 

Essas mudanças foram fundamentais para dotar a fazenda de competência para enfrentar anos críticos, pois os ganhos genéticos aditivos são permanentes.

 

Neste processo contínuo de melhoria em sua unidade produtiva, a Farpal produz, utiliza e oferta para todo o Brasil reprodutores de elevado potencial genético, incluindo líderes de sumário atualmente em coleta em centrais de inseminação.